Seminário online apresenta painel diversificado de estudos na Amazônia

Os sessenta pesquisadores do programa de capacitação institucional do Museu Goeldi investigam aspectos da flora, fauna, ecossistemas, culturas, territórios e paisagens amazônicas, e também experimentam novas técnicas de pesquisa, propõem processos e ferramentas para disponibilizar dados, educar e comunicar ciência.

Agência Museu Goeldi – De 4 a 8 de julho, sempre de 9h às 12h30, pelo canal do Museu Goeldi no Youtube, a comunidade científica e o público do Museu Goeldi tem a possibilidade de conhecer uma parte da produção científica da instituição. Sessenta pesquisadores apoiados com bolsas do Programa Integrado de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação da Ciência no Museu Paraense Emílio Goeldi fazem breves apresentações on-line, de 10 minutos cada, sobre os estudos que desenvolvem ou desenvolveram no Seminário bienal do programa.

Os trabalhos estão relacionados a quatro grandes temas com enfoque multidisciplinar: Dinâmicas Ambientais e Socioculturais; Origem, Manutenção e Usos da Biodiversidade; Modelagem Ambiental da Amazônia e Inovação e Transferência de Tecnologia.

Os pesquisadores do programa atuam em todos os setores das três áreas finalísticas da instituição – pesquisa, inovação e comunicação da ciência. Os estudos desenvolvidos incluem os campos da Zoologia, Botânica, Ciências da Terra, Ecologia, Antropologia, Arqueologia, Linguística, História da Ciência, Veterinária, Tecnologia, Bioprospecção, Biotecnologia, Tecnologias Sociais, Museologia, Educação, Editoração e Comunicação.

Quem acompanhar o Seminário terá uma visão abrangente da atuação diversificada e multidisciplinar dessa instituição que representa o primeiro projeto científico nacional para estudo da Amazônia.

Acesse aqui a programação completa do Seminário PCI, dividida em dois blocos de apresentação por dia.

PCI – Formulado para promover a capacitação institucional em áreas estratégicas, este programa é apoiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. O Programa Integrado de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação da Ciência no Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/MPEG) está orientado para dar sustentação no cumprimento da missão institucional e dos objetivos estratégicos estabelecidos no Plano Diretor da Unidade. Entre os objetivos estão incluídos consolidar e ampliar competências em Ciência, Tecnologia e Inovação relacionadas à sociobiodiversidade e às transformações da Amazônia continental e costeira; Consolidar os acervos do MPEG como referência sobre a sociobiodiversidade e sua evolução; Fortalecer o Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental na promoção de estudos e práticas que viabilizem a participação das Instituições Científicas Tecnológicas no processo de Inovação; Fortalecer o MPEG como instituição estratégica para a CT&I, a partir da promoção da ciência como bem público em seu potencial de subsidiar políticas públicas sustentáveis e educar para a cidadania.

Serviço

Seminário PCI / MPEG 2022
Período: de 4 a 8 de julho
Horário: 9h às 12h30
Local: Canal do Museu Goeldi no YouTube e Facebook

VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM:  Seminário online apresenta painel diversificado de estudos na Amazônia — Português (Brasil) (www.gov.br)

PUBLICADO POR:   MUSEU GOELDI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *