RNP leva internet para as primeiras contempladas pelo projeto de Conexão das Escolas, sendo quatro na região Norte

Após a homologação e liberação do primeiro lote de conexões do projeto de Conexão de Internet às Escolas, em 15/6, a RNP já conectou quatro escolas da região Norte do país e outras quatro localizadas no Sul e Sudeste. A iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) é executada pela RNP e tem o objetivo de levar internet para 8.341 escolas da rede pública que não possuem conexão adequada para gestão integral de suas ações na educação.

As quatro primeiras contempladas ficam localizadas nas cidades de Bonito, no Pará, e São Sebastião do Uatumã, no Amazonas.

“Os resultados do projeto vêm se mostrando muito positivos até o momento. Recebemos propostas com bons valores para 99% das escolas consideradas e, em menos de 15 dias da emissão das autorizações aos provedores iniciarem os trabalhos de instalação, já temos oito escolas conectadas em fibra ótica. Nossa expectativa é ter cerca de quatro mil escolas conectadas nos próximos dois meses”, afirma Christian Miziara, gerente de Soluções responsável pelo projeto na RNP.

Confira a lista das escolas já conectadas:

Primeiras escolas - Projeto de Conexão das Escolas

 

Sobre o projeto

O Conexão de Internet às Escolas tem o objetivo de localizar e implantar soluções de conectividade à Internet, pela identificação e contratação de provedores privados (ISP – Internet Service Providers), para escolas da rede pública que não possuem conexão adequada.

Para a formação da lista de escolas a serem consideradas no projeto, o MCom utilizou informações retiradas do Censo Escolar INEP 2021, a partir dos seguintes critérios:

– Possuir energia elétrica;
– Não possuir acesso adequado à internet;
– Pertencer à Rede Pública Municipal, Estadual ou Federal;
– Possuir alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio;
– Não participar de outros programas do Governo para conexão de escolas.

Com isso, chegou-se a um número de 8.341 escolas, sendo 2.940 localizadas em áreas urbanas e 5.401 em áreas rurais.

PUBLICADO POR:   RNP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *