PPGCOM – UFRR promove debate sobre os 30 anos da Terra Indígena Yanomami

Nos dias 11 e 12 de agosto a Universidade Federal de Roraima (UFRR) será palco de debate sobre os 30 anos da demarcação da Terra Indígena Yanomami. A instituição, com a organização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), vai realizar o seminário “O Futuro É Indígena: 30 Anos Da Terra Yanomami”.

Foto postada em: UFRR

O evento vai ser realizado no auditório da Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), a partir das 18h. As principais lideranças indígenas do território Yanomami já confirmaram presença no encontro.

Com uma área de mais de nove milhões de hectares, a Terra Indígena Yanomami está localizada entre os estados de Roraima e Amazonas, e comporta uma população de quase 30 mil habitantes das etnias Yanomami, Ye’kwana e os povos isolados Moxihatëtëma.

O maior território indígena do Brasil completou 30 anos de homologação no mês de maio, com o maior índice de desmatamento dos últimos tempos – 46% de área devastada pela ação do garimpo ilegal.

“O evento, organizado pelo PPGCOM em parceria com as organizações e lideranças indígenas serve para nos lembrar que o Brasil é terra indígena, que Roraima é terra indígena e que a comunicação tem um papel fundamental para a construção de uma outra narrativa sobre aquilo que somos e aquilo que queremos ser. Os 30 anos da TI Yanomami, que celebramos no encontro, fazem parte dessa construção. Mas, também servem (infelizmente) para denunciar que esta conquista está sob ameaça, que o povo Yanomami está sob ataque e que o genocídio indígena ainda é parte da política de estado nesse país”, enfatizou o vice-coordenador do PPGCOM, professor Vilso Jr Santi.

Entre as lideranças indígenas com presença confirmada está Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami e reconhecido mundialmente como ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta Amazônica. Davi também é autor do livro “A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami” junto com o antropólogo francês Bruce Albert e co-roteirista do filme “A Última Floresta”, dirigido por Luiz Bolognesi.

Saiba mais no site: https://www.redeamazoom.org/

Texto editado e foto: AMAZOOM

PUBLICADO POR:   UFRR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 

Relacionada

Terra Indígena Yanomami – Demarcação / Homologação | Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *