Polícia Federal deflagra a Operação Escudo Xipaya no sudoeste paraense

A ação visa combater o garimpo clandestino em terra indígena

Foto postada em: Polícia Federal DPF

Novo Progresso/PA – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 8/7, a Operação Escudo Xipaya, na cidade de Novo Progresso, no sudoeste paraense, com o objetivo de combater o garimpo clandestino na terra indígena Xipaya Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Altamira.

As investigações começaram quando uma liderança indígena da área comunicou à Delegacia da Polícia Federal em Altamira sobre a presença de garimpeiros no interior da terra de Xipaya, gerando um clima de tensão na região e de conflito iminente.

Ao longo das investigações, foram identificadas diversas pessoas físicas e jurídicas em plena atividade exploratória, utilizando balsas e dragas entre outros apetrechos, incluindo a utilização ilegal de mercúrio, elemento poluente que causa sérios danos ao bioma.

Ninguém foi preso e foram apreendidos os aparelhos celulares dos alvos das buscas. Esse material será submetido à perícia e análise para instrução do inquérito policial e continuação das investigações.

Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira/PA – DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *