PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

A Polícia Federal deflagrou três operações nesta quinta-feira (07): operações Ganância, Golden Greed e Comando. A ideia é combater os crimes de extração e comércio ilegais de ouro no norte do país, além de lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. 82 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva estão sendo cumpridos nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Postada em: DPF

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região.

De acordo com a PF, entre os anos de 2019 e 2021, o grupo criminoso movimentou mais de 16 bilhões de reais.  O valor do impacto ambiental em apenas um dos garimpos identificados na operação foi estimado em cerca de 300 milhões de reais.

Já a operação Golden Greed identificou servidores da Agência Nacional de Mineração do Pará além de organizações criminosas que atuam na extração e comércio ilegais de ouro no estado.

As investigações da operação Comando identificaram um grupo de criminosos envolvido no tráfico internacional de drogas e especializado no transporte de carregamentos de cocaína, por meio de aviões. A organização adquiria grandes quantidades de cocaína, na região fronteiriça do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e levava, em aeronaves para a região de Jundiaí, em São Paulo.

Os crimes apurados nas investigações são os de usurpação de bem mineral da União, receptação qualificada, falsidade ideológica, redução do pagamento de tributos federais, corrupção ativa e passiva, promoção de organização criminosa, crimes ambientais, dentre outros.

Publicado em 07/07/2022 – 12:18 Por Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *