Indígenas Xavante participam de oficina de Recuperação Ambiental e Viveirismo

Indígenas da etnia Xavante participaram entre os dias 5 e 8 de julho de Oficinas de Recuperação Ambiental e Viveirismo promovidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) na aldeia Namunkurá da Terra Indígena São Marcos, localizada no leste do Mato Grosso.

Foto: Divulgação/Funai

Pelo menos 58 indígenas de 14 aldeias participaram da atividade, que abordou os princípios e práticas agroflorestais, além da recuperação e enriquecimento dos quintais familiares como forma de lidar com as adversidades ambientais de forma sustentável e produtiva.

As oficinas foram ministradas por colaboradores e servidores da Coordenação Regional (CR) Xavante, unidade descentralizada da Funai no Mato Grosso. Indígenas da aldeia São Brás desenvolvem desde 2019 um projeto de plantios agroflorestais e de recuperação de nascentes. Além do plantio agroflorestal de abacaxi, árvores do Cerrado e cultivos anuais de roça, a aldeia busca estratégias e ações para proteger e prevenir a região dos incêndios neste período seco, especialmente em áreas próximas à nascente.

No último dia de evento, o debate foi sobre a produção de mudas em viveiro. Os indígenas participantes fizeram um mutirão para construção de um viveiro e foram orientados acerca da produção de mudas nos saquinhos.

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *