1ª Reunião de Alinhamento dos Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI)

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, realizou, em Brasília, a 1ª Reunião de Alinhamento dos Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).

O Secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado, afirmou que o encontro é uma ótima oportunidade para tratar da saúde dos povos indígenas. “É um bate-papo com o Secretário para mergulharmos um pouco na SESAI e mostrarmos a Secretaria, o que estamos fazendo e o que vamos fazer” explicou o Secretário.

Acompanhado dos diretores das áreas técnicas, o Secretário apresentou a estrutura da SESAI, abordou as perspectivas de futuro e os desafios. ” Nós não somos diferentes, nós lutamos pela mesma causa: a saúde dos povos indígenas”, destacou.

No vídeo, os presidentes dos CONDISI dos DSEI Alagoas e Sergipe (Celso Xukuru-Kariri), Vilhena (Ronildo Apuranã) e (Itajaciana Potiguara) Potiguara falam sobre a importância desse alinhamento entre a SESAI e CONDISI para que as ações de saúde cheguem com qualidade na ponta.

O segundo dia da 1ª Reunião de Alinhamento dos Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI) foi marcado por discussões e debates sobre a captação de água.

Durante a apresentação do Departamento de Determinantes Ambientais, a engenheira do DEAMB, Camila Amui, realizou algumas dinâmicas de grupo para ouvir dos presidentes do CONDISI quais são as maiores dificuldades em relação à água em suas aldeias.

A diretora do DEAMB, Elisangela Meneses, explicou como será o Programa Nacional de Acesso à Água Potável em Terras Indígena e o Secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado, tranquilizou os presentes sobre a continuidade das ações que já estão em execução. “O PNATI não vai parar as ações. Ele vem para organizar e dar celeridade às obras que já estão sendo feitas pelo DEAMB e pelo SESANI. O programa traz novas tecnologias”, explicou.

PUBLICADO EM:  SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *