PF prende novo suspeito no desaparecimento de jornalista e indigenista

A Polícia Federal informou na noite dessa terça-feira que prendeu mais um suspeito de envolvimento no desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, na região do Vale do Javari, no oeste do Amazonas.

Atalaia do Norte AM – Google Maps

O detido é Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, de 41 anos.

Segundo informações divulgadas à imprensa, o suspeito teve a prisão temporária decretada e está sendo interrogado. Ele ainda será levado para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte, no Amazonas, que poderá manter a prisão.

Oseney é o segundo suspeito de envolvimento no caso preso desde o início das buscas. Na semana passada, também foi detido o pescador Amarildo da Costa Pereira, conhecido como “Pelado”. Após audiência de custódia, ele teve a prisão estendida por 30 dias. Ele nega envolvimento no caso.

Dom Phillips, que é colaborador do jornal britânico The Guardian, e Bruno Pereira, servidor licenciado da Funai, foram vistos pela última vez há quase 10 dias, na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), quando sumiram sem deixar vestígios.

O indigenista denunciou que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que abriu procedimento investigativo sobre essa denúncia. Bruno Pereira estava atuando como colaborador da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), uma entidade mantida pelos próprios indígenas da região.

Publicado em 14/06/2022 – 23:44 Por Beatriz Arcoverde* – Editora da Radioagência Nacional – Brasília – *Com informações da Agência Brasil – Edição: Agência Brasil – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *