PF prende em flagrante mais uma pessoa em desdobramento da Operação Donos da Terra

A ação foi na Vila Itatá, que faz parte do município de Senador José Porfírio

Foto: Polícia Federal DPF

Altamira/PA – Mais uma pessoa foi presa em flagrante na Operação Donos da Terra, na quarta-feira (8/6). Também foi identificado outro ponto de garimpo ilegal, destruídos motores usados na extração do ouro e cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão. A ação foi na Vila Itatá, que faz parte do município de Senador José Porfírio.

Quando os policiais federais, da Força Nacional e servidores do Ibama chegaram a um garimpo ilegal próximo à vila, um homem fugiu pela floresta e outro foi preso em flagrante por suspeita de extrair recursos naturais sem autorização legal, além da posse de 16 munições não deflagradas e possivelmente ouro. Ele foi autuado na Delegacia de Polícia Federal de Altamira e o material, encaminhado para a perícia. Ele também foi autuado com multa ambiental, que pode passar de R$ 200 mil.

Além disso, três motores avaliados em R$ 35 mil foram apreendidos e destruídos pelo Ibama, pela impossibilidade de retirar o equipamento da área

Esse foi o desdobramento da Operação Donos da Terra, deflagrada na segunda-feira (6/6), para combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na região sudoeste do Estado. Quatro pessoas já haviam sido presas na terça-feira (7/6). Também houve apreensão de cinco armas de fogo, quatro balsas, duas pás carregadeiras, três motobombas, um gerador e uma voadeira.

As ações se estendem por dias por conta das distâncias entre os locais com atividade suspeita, além de haver flagrantes e outras áreas irregulares que são descobertas com a chegada das equipes das forças de segurança.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *