Pamgia, a Plataforma Web da Informação Ambiental, será lançada pelo Ibama

Evento apresentará sistema que unirá dados geoespaciais de análise e monitoramento da Amazônia e demais biomas. Ideia é zelar pela preservação ambiental e trazer transparência para a sociedade

Brasília (10/06/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançará, no dia 15 de junho, a Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia). Trata-se de uma plataforma web contendo dados geográficos em larga escala com o objetivo de subsidiar gestores e técnicos nas ações de planejamento, prevenção e combate aos ilícitos ambientais na Amazônia Legal, além de zelar pelos demais biomas e águas jurisdicionais brasileiras. O evento se dará às 9h, na sede do Instituto, em Brasília, e também será transmitido pelo canal do Ibama no Youtube.

A Pamgia é uma plataforma robusta, que promove uma maior integração entre os diversos temas ambientais de competência do Ibama. O sistema disponibiliza informações que, atualmente, são geridas por diferentes portais digitais. Com a execução do novo projeto, áreas de fiscalização, emergências ambientais, recuperação de áreas degradadas, uso dos recursos florestais, controle de emissão de resíduos, Cadastro Técnico Federal (CTF) e licenciamento ambiental, por exemplo, serão integradas e trarão maior transparência dos dados.

A plataforma também conterá painéis, relatórios quantitativos e mapas interativos, sendo uma resposta à reestruturação da administração dos dados de Sensoriamento Remoto e informações geoespaciais no Ibama.

A participação presencial no lançamento ocorrerá mediante inscrição até o dia 13/06 e estará condicionada a disponibilidade de vagas:

Serviço

Assessoria de Comunicação Social do IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *