MJSP e MMA – Nota Oficial

O Governo Federal, por meio dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente, esclarece que houve queda de 35,28% nos alertas de desmatamento registrados em maio pelo DETER-B em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

Os registros também apontam diminuição de 3,81% no acumulado de agosto de 2021 a maio de 2022 quando comparados aos números de agosto de 2020 a maio de 2021. Cabe destacar que os dados tratam-se de alertas para fins de fiscalização e que a área divulgada é uma estimativa. Os números consolidados de desmatamento são divulgados anualmente, sempre no segundo semestre, por meio do PRODES.

O governo tem empenhado grandes esforços no combate aos crimes ambientais. A Operação Guardiões do Bioma, Combate ao desmatamento Ilegal, visa coibir crimes ambientais nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre e Rondônia.

A ação inédita é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a participação do Ministério do Meio Ambiente, e envolve Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e órgãos de fiscalização como Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério do Meio Ambiente

NOTA OFICIAL — Português (Brasil) (www.gov.br)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *