Marinha e Polícia Federal buscam jornalista e indigenista da Funai

Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos no Amazonas há 48h

Vale do Javari AM – Google Maps

Prosseguem as buscas ao indigenista Bruno Araújo Pereira e ao jornalista Dom Phillips, no Amazonas.

Os dois desapareceram no fim de semana. Eles tinham ido a uma localidade chamada Lago do Jaburu, onde o jornalista faria uma entrevista. Em seguida, no domingo, passaram pela comunidade de São Rafael, de onde seguiram para Atalaia do Norte. Foi no percurso de barco entre esses dois últimos locais, que eles sumiram .

Em nota, a Unijava – União das Organizações Indígenas do Vale do Javari, informou que Bruno é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região. Ele é funcionário da Funai e está de licença.

Já o jornalista é colaborador do jornal The Guardian, e trabalha em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson.

Segundo a Unijava, a última informação é da comunidade São Gabriel, que fica abaixo da São Rafael, com relatos de que avistaram o barco passando em direção a Atalaia do Norte.

Pelo Twitter, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que desde que tomou conhecimento do caso estão sendo feitas operações de busca na região, em conjunto com a Marinha. Equipes da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Funai também participam. A procura está sendo feita ainda por via terrestre e aérea.

A Procuradoria-Geral da República acompanha o caso. Na tarde dessa segunda-feira (6), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, se reuniram em Brasília.

O Ministério Público Federal no Amazonas abriu um procedimento administrativo para acompanhar questão.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que está colocando o Estado à disposição para apoiar as buscas e investigações no desaparecimento do indigenista e do jornalista.

Publicado em 07/06/2022 – 10:38 Por Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso – RADIOAGÊNCIA NACIONAL   

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *