Mais de 450 indígenas são atendidos em ação do Ministério da Saúde no Pará

Indígenas de seis aldeias da etnia Munduruku, do médio Tapajós, passaram por consultas e exames

Cerca de 457 indígenas da etnia Munduruku, de seis aldeias – Dacê Watpu, Sawre Muybu, Sawre Aboy, Dajé Kapap, Karo Muybu e Poxo Muybú – receberam atendimento médico em uma ação do Ministério da Saúde. O Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós por meio da Divisão de Atenção à Saúde Indígena – DIASI e equipe multidisciplinar de saúde indígena do Polo Base Itaituba, localizado no médio Tapajós (PA), fizeram ação conjunta que aconteceu entre os dias 16 e 27 de maio.

Os atendimentos contaram com médico, enfermeiros, farmacêutico, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento e lideranças locais, com oferta de atendimento em saúde com suporte de equipamentos de alta tecnologia, via telessaúde, do Ministério da Saúde e Secretária Especial de Saúde Indígena.

Durante a ação foram ofertados exames como: Retinografia, Eletrocardiograma, Monitoramento Multiparâmetro MTX, e exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. No total, foram realizados 3.441 procedimentos, 195 exames de HIV, Sifilis e Hepatites B e C, 210 consultas médicas, 378 consultas de enfermagem, 20 exames de eletrocardiograma, 82 exames de Retinografia, e 67 Monitoramento multiparâmetro MTX. Outros exames como testagem rápida para COVID-19, malária, ultrassonografia obstétrica e geral, baciloscopia também foram ofertados. A ação teve apoio de equipamentos doados pela Vale do Rio Doce.

“Proporcionar, por exemplo, um exame de cardiologia na residência das famílias indígenas, garantindo o conforto, agilidade e qualidade do atendimento, é muito gratificante, é mais uma conquista dos povos indígenas”, afirmou a coordenadora Distrital, Cleidiane Carvalho Ribeiro.

A ação está prevista para ocorrer em todo o território de abrangência do DSEI Rio Tapajós de acordo com as programações da Divisão de Atenção à Saúde Indígena.

MINISTÉRIO DA SAÚDE