Inpa participa de exposição de bioeconomia e tecnologia – ExpoAmazônia BIO&TIC

Com estande e palestras, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participará da ExpoAmazônia BIO&TIC 2022, considerada um dos maiores eventos de bioeconomia e tecnologia da informação e comunicação da região Norte.

O evento tem início nesta quinta-feira (30 de junho) e segue até sábado (02 de julho), das 14h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. A entrada é gratuita. Inscrições clique aqui.

A ExpoAmazônia reunirá empreendedores locais, instituições, além de convidados nacionais e internacionais. Os participantes vão expor produtos, tecnologias e debater soluções economicamente viáveis e sustentáveis para a Amazônia.  A abertura do evento (quinta, às 14h) contará com a presença do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão; do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; e de autoridades locais.

De acordo com a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, no estande da instituição serão apresentadas tecnologias sociais, como produtos verdes para a construção, projeto de meliponicultora – adoçando a vida, aproveitamento e enriquecimento de alimentos, secador de madeiras para a Amazônia, e diversas publicações. Entre os assuntos das obras estão compostagem, hortaliças não convencionais, meliponicultura na Amazônia e Por que Cuidar da Floresta?. Haverá distribuição de cartilhas e folhetos para os visitantes.

“O Inpa tem desenvolvido tecnologias, e a temática da bioeconomia é muito internalizada no Instituto, em várias agendas de pesquisa e grupos de trabalho. A visão que estamos construindo do Inpa no futuro é que o desenvolvimento tecnológico seja um eixo transversal de todas as ações do Instituto, então a participação na ExpoAmazônia é da maior importância, porque é uma feira que se alinha ao que nós estamos desenvolvendo”, destacou Gutierrez.

No dia 02, às 15h30, Gutierrez fará uma palestra sobre Conhecimento tradicional, Startups e Tecnologias Sociais Integradas para o desenvolvimento da Amazônia.

A Incubadora de Empresas do Inpa, vinculada à Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti), estará no evento com oito empresas de base tecnológica incubadas no Instituto, e cada uma terá seu próprio totem.  As startups atuam nas áreas de agronegócio e bioeconomia, cosméticos, engenharia/ automação, engenharia naval/ energia/ arquitetura, turismo, agroindústria/ comércio de polpa de frutas.

Para a coordenadora da Coeti, Noélia Falcão, a ExpoAmazônia é uma vitrine para as empresas não só do Inpa mostrarem o que pretendem desenvolver. “Outro fator importante de destacar é o aumento significativo de novos negócios e os empreendedores cada vez mais se interessando em sua capacitação profissional para entender melhor o seu modelo de negócio, de tal sorte que os riscos em empreender sejam amenizados. Isto é um indicativo do esforço que se faz na região para a criação de empresas e empresários mais preparados, com possibilidades maiores na geração de trabalho, renda e emissão de nota fiscal, pois é com a venda do produto que se faz a roda da economia girar”, destacou Falcão.

No dia 01 de Julho (sala 2, das 18h às 20h), haverá a apresentação final “Demoday” das empresas incubadas que participam do Trilhas do Desenvolvimento, um programa de aceleração de empresas idealizado e realizado pela Incubadora do Inpa com a participação de incubadoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), integrantes do programa Pró-Incubadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Cada empresa fará um Pitch, como forma de consolidar o aprendizado adquirido durante dois meses de “maratona” de aceleração.

Saiba Mais

A ExpoAmazônia foi desenhada em dez Trilhas do Conhecimento. Entre elas Cadeia de Valores em Bioeconomia, Oportunidades de Negócios, Biotecnologia de Alto Valor Adicionado para a Amazônia, Zona Franca Digital e suas Tecnologias de Vanguarda, Indústria 4.0. As Trilhas contam diversas palestras e subtemas.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições estão abertas no site do evento: www.expoamazônia.com. Na entrada do evento, será exigida a carteira de vacinação ou comprovante com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

PUBLICADO POR:   INPA MCTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *