Governo do Estado fortalece as ações de combate ao desmatamento em todo o Pará

Neste domingo (5), Dia do Meio Ambiente, há programações especiais no Parque Estadual do Utinga, Porto do Futuro e, ainda, no Parque da Residência, em Belém

Foto postada em: Agência Pará

O Estado do Pará tem assumido papel de destaque nacional e internacional nas lutas de combate ao desmatamento e de preservação ambiental. O fortalecimento de políticas públicas na área, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), segue cada vez mais intenso. A participação do governador do Pará, Helder Barbalho, único governante brasileiro a representar o País, no Fórum Econômico Mundial, evento mais importante da economia global, em Davos, na Suíça, realizado em maio passado, é exemplo desta atuação.

“O Pará tem sido chamado para esses eventos por conta do planejamento administrativo e político realizado desde o início da gestão em prol da sustentabilidade. Estamos fazendo algo que o mundo está vendo como diferente. Aproveitamos a oportunidade no Fórum para apresentar a diversas instituições financeiras do mundo as políticas que estamos implementando, a exemplo da eficiência da cadeira produtiva, rastreabilidade da pecuária, além de ações de fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que promovemos o manejo sustentável dos recursos naturais. Trabalhamos para a transformação econômica do Estado e alavancagem de exportação de produtos da nossa economia, como cacau, açaí, pimenta, castanha e outros”, ressalta Mauro O’ de Almeida, titular da Semas.

O Pará registrou a redução de 49% dos índices de desmatamento, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conforme calendário Prodes. A pesquisa compara o período entre agosto de 2020 a maio de 2021 e agosto de 2021 a maio de 2022. “Desde 2019, nas áreas de âmbito estadual, a curva de desmatamento está para baixo. No mês de maio de 2022, em comparação ao mesmo mês de 2021, apresentamos uma redução de 49%, um dado muito importante, mas sabemos que o processo de combate ao desmatamento precisa ser perene para gente reduzir ainda mais”, pontua o secretário.

Além da entrega do Plano Estadual de Bioeconomia, a Semas trabalha na implementação do Parque de Bioeconomia, em Belém, um ecossistema de centros que envolverá bioenergia, biotecnologia, gastronomia internacional, empreendedorismo, entre outras atividades que impulsionem a economia de forma sustentável. O secretário ressalta ainda a atuação da pasta na elaboração do Plano Estadual de Restauração Florestal, da Lei de Pagamento de Serviços Ambientais do Pará e do Sistema Jurisdicional de Crédito de Carbono.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (3), no Porto Futuro, em Belém, a Semana do Meio Ambiente deste ano vem com o tema “Uma só Terra, um só Ambiente”, que tem como foco uma vida sustentável em harmonia com a natureza. A Semana apresenta atrações como atividades de práticas esportivas, de educação ambiental, exposições, feiras, apresentações de produtos da bioeconomia, shows musicais e grupos folclóricos.

A jornalista Nayara Cohen participou da cerimônia de abertura e exaltou a iniciativa da Semas em entregar um Ecoponto, um posto de coleta seletiva no local. “É muito legal que um espaço como este (Porto Futuro) esteja aberto à comunidade e funcione para abrir uma conversa sobre um tema tão importante, que é o encaminhamento dos resíduos considerados lixo residencial”.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2022 deste domingo (5):

Local: Parque Estadual do Utinga 
Horário: 8h às 12h
Evento:
• Feira da Biodiversidade
• Brincadeiras com Arte Educador – Tio Arroz
• Exposição das Unidades de Conservação

Horário: 9h às 11 h
Evento: Roda de conversa sobre os 15 anos do Ideflor-Bio conduzida por Socorro Almeida, Diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC)
Local: Centro de Acolhimento

Local: Parque da Residência
Horário: 9h às 12h
• Marketplace de Bioeconomia e feira da agricultura familiar
• Apresentação Cultural: Cordão do Curupira

Local: Porto Futuro
Horário: 16h às 19h
Feira de exposição e vendas de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente
• Programação institucional Ideflor-Bio e Setur
• Plantio das mudas fornecidas pelo Ideflor-Bio
• Apresentação de óculos de realidade virtual feitos de miriti (Interceleri)
• Exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; Unidades de Conservação; e animais taxidermizados
• Encerramento com atração musical.

Por Giovanna Abreu (SECOM) – PUBLICADO POR: AGÊNCIA PARÁ   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *