Exército realiza atividades de integração em comunidades indígenas da Amazônia e leva serviços essenciais de saúde

Tabatinga (AM) – O Exército Brasileiro realizou atividades de integração com comunidades indígenas da Amazônia e levou serviços essenciais de saúde entre os dias 13 e 15 de junho.

Crédito: HGuT

Em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Solimões, o Hospital de Guarnição de Tabatinga mobilizou 25 militares da área de saúde e de apoio para atender uma das maiores aldeias do Brasil, a Comunidade de Belém do Solimões, com cerca de 5.200 indígenas das etnias Ticuna e Kocama.

Crédito: HGuT

Os militares realizaram 368 atendimentos clínicos e cardiológicos, 123 consultas ginecológicas e obstétricas, 230 atendimentos odontológicos, 102 coletas para exame preventivo de câncer de colo de útero, 83 exames laboratoriais e 17 eletrocardiogramas.

Oportunamente, foram realizados 6 atendimentos de urgência, sendo um parto normal, inclusive com reanimação neonatal. Também foram realizadas 500 escovações dentárias supervisionadas, com distribuição de kits.

A banda de música do Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva realizou a abertura da atividade. A comunidade contou ainda com atividades culturais e educativas, como cinema infantil e palestras com os temas Exército Brasileiro, Amazônia e preservação do meio ambiente.

Repertório fotográfico disponível em: Exército realiza atividades de integração em comunidades indígenas da Amazônia e leva serviços essenciais de saúde – Noticiário do Exército (eb.mil.br)

Fonte: Hospital de Guarnição de Tabatinga