Ato em defesa da Amazônia e dos povos abre as portas para o X Fórum Social Pan-Amazônico em Belém

No próximo dia 30 de junho, a partir das 16 horas, na Praça do Relógio, em Belém, ocorrerá um ato em defesa das Amazônias e dos povos, o objetivo é destacar a importância de manter viva as florestas e reforçar os cuidados com os territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos e comunidades que pertencem a esse ambiente, além do grito por justiça aos recorrentes assassinatos que atingem os defensores da floresta.  A iniciativa do manifesto é da organização do X FOSPA em parceria com a Prefeitura de Belém.

Praça do Relógio, em Belém, onde ocorrerá o ato em defesa das Amazônias – Postada por FOSPABELEM

Participarão do encontro povos que representam a luta em defesa da Amazônia e quem mais se unir a esse momento que fortalece a população amazônica. “Belém, desde a resistência dos tupinambás, passando pela Cabanagem, sempre foi uma trincheira dos povos. E agora vai ser novamente. No dia 30, o X Fórum Social Pan-Amazônico faz seu lançamento. Tem ao lado, a nossa parceira, a Prefeitura de Belém. Vamos às ruas gritar contra o assassinato de sertanistas, jornalistas, defensores dos direitos humanos, pela defesa dos povos e nossos territórios. No dia 30, a esperança vai começar a soprar outra vez”, ressalta Luiz Arnaldo Campos, membro da Secretaria Executiva do X Fospa.

Os quatro dias do X FOSPA estão marcados para os dias 28,29,30 e 31 de julho de 2022, no campus da Universidade do Estado do Pará (UFPA), que receberá representantes dos nove países da Pan-Amazônia. Estão previstos na programação, entre os eventos coletivos, o Ato dos Mártires, o Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza e o Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra.

Texto: Michele Jaques

PUBLICADO POR:  FOSPABELEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *