Atividades dos DSEI na Região Norte

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Atividades desenvolvidas por alguns DSEI da Região Amazônica.

DSEI Alto Rio Negro realiza 2ª Semana do Meio Ambiente e Saúde Indígena. Com o objetivo de garantir mais conhecimento para quem atua na linha de frente da saúde indígena nas aldeias brasileiras, o DSEI ARN está realizando sua Segunda Semana do Meio Ambiente e Saúde Indígena. O tema deste ano é Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Ações de Garantia da Qualidade da Água.

DSEI Kaiapó do Pará realiza ação na Aldeia Gorotire. A qualidade da saúde bucal e o combate à hipertensão foram os temas de mais uma ação do DSEI Kaiapó do Pará. Nesta semana, uma ação na Aldeia Gorotire envolveu dentistas, enfermeiros e indígenas num bate-papo cheio de informação. A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena também realizou testes de HIV, sífilis e hepatites B e C e, ainda, entregou kits de higienização bucal e corporal.

DSEI Yanomami prepara profissionais para o diagnóstico do Tracoma.  Profissionais do DSEI Yanomami foram capacitados para diagnosticar o tracoma, uma inflamação ocular bastante contagiosa. A doença é a principal causa evitável de cegueira no mundo. Ao todo, 17 pessoas passaram pelo treinamento realizado no Polo Base AUARíS. O treinamento é o primeiro passo do mapeamento da situação epidemiológica do tracoma na população indígena Yanomami.

A SESAI, em parceria com a Universidade de Brasília, realiza um projeto que tem gerado bons frutos no combate à tungíase nos povos Yanomami. Em janeiro, uma equipe de saúde realizou avaliações em 500 pacientes do Polo Base Auaris. Desses indígenas, 45 apresentaram casos graves. Em maio, os profissionais de saúde retornaram e constataram que dos 45 indígenas que estavam em situação grave, 44 foram totalmente curados e apenas 1 apresentou lesões leves.

FONTE:  SAÚDE INDÍGENA – SESAI – MS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *