43ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 2 de julho de 2022, sábado, a 43ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “As bocas de fogo e as fortificações militares: a evolução e os mitos”, tendo como convidado o Prof. Dr. Rui Carita.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 43ª Tertúlia Portugal – Brasil:

43ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 2 de julho de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “As bocas de fogo e as fortificações militares: a evolução e os mitos”

Apresentação: “Prof. Dr. Rui Carita”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no  YouTube:     https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: 

O desenvolvimento das bocas de fogo condicionou desde sempre a montagem dos sistemas fortificados, encontrando-se o seu desenvolvimento intimamente ligado a tudo o que diz respeito à Arquitetura Militar. A sua conservação, no entanto, não acompanhou, de forma alguma, a dos sistemas de fortificação para que foi criada e, inclusivamente, que desenvolveu e condicionou, especialmente a de bronze, dada a possibilidade de reciclagem. Por motivos vários, também poucas bocas-de-fogo se encontram nos seus locais originais e grande parte das que hoje aí se encontram, pouco têm a ver, infelizmente, com eles.
Em uma altura em que um avultado número de fortalezas brasileiras se encontra em processo de trabalho/investigação para a sua proposta final à inscrição como património edificado da Humanidade, pensamos ser oportuna uma abordagem histórica a todo esse património, desde a origem e fabrico, evolução, circuitos de distribuição etc.
Como a história também se faz de mitos, tal como as fortalezas que os portugueses levantaram pelo Mundo, dadas, por vezes, como construídas de um dia para outro, também as bocas-de-fogo se encontram ligadas a vários mitos, que é interessante registrar.

Sobre o convidado: 

O Prof. Dr. Rui Carita é coronel da arma de Artilharia, tem doutorado com tema de Arquitetura Militar e é professor catedrático aposentado de Arte e Design da Universidade da Madeira, onde dá aulas como catedrático convidado pro bono, tendo sido nomeado, em 2020, provedor do estudante da Universidade da Madeira e catedrático emérito. Tendo entrado para a Universidade em 1993, desempenhou funções de presidente de departamento, pró-reitor e vice-reitor. Nos últimos anos tem-se dedicado à História da Madeira e ao património edificado religioso e militar da Época Moderna nos Países de Expressão Portuguesa, tendo sido assessor da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e participado, em dezembro de 2019, no Rio de Janeiro, no II Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras. É também assessor de património cultural e arqueológico nos Emirados Árabes Unidos. Tem cerca de 50 livros publicados e 200 outras publicações nas áreas de Património Edificado, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia e Artes Decorativas.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos