42ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 18 de junho de 2022, sábado, a 42ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Estratégias para capacitação local em gestão do patrimônio cultural”, tendo como convidado o “Arq. Marcelo Brito”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 42ª Tertúlia Portugal – Brasil:

42ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 18 de junho de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Estratégias para capacitação local em gestão do patrimônio cultural”

Apresentação: “Arq. Marcelo Brito”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no  YouTube:     https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: 

Considerada a experiência de mais de 35 anos atuando no campo do patrimônio, o arquiteto Marcelo Brito pretende abordar o tema levando em conta, como referência, algumas iniciativas produzidas em Portugal e no Brasil que sinalizam e fortalecem caminhos que precisam ser adotados e intensificados na atualidade.

Sobre o convidado: 

MARCELO BRITO, Arquiteto e Urbanista, é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983, tendo ainda se especializado em temas relacionados à gestão pública, à restauração de patrimônio e em cooperação cultural.
É Doutor em Gestão Urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Espanha, em 1992, tendo realizado Pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri, em 2007, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre “Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento”, premiado internacionalmente. Iniciou sua vida profissional em Olinda, Pernambuco, na FCPSHO (Fundação Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda), quando participou da formulação do Projeto-Piloto de Olinda, de 1984 a 1986, voltado para a recuperação e revitalização dos seus sítios históricos.
No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de 1987 a 2021, exerceu várias funções técnicas e gerenciais no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro. Dentre elas, foi Assessor de Planejamento, Superintendente do IPHAN para o Centro-Oeste, Coordenador Nacional do Programa de Reabilitação Urbana de Sítios Históricos – Programa Urbis, Diretor Interino do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, Chefe de Gabinete da Presidência, Assessor da Direção do Departamento de Patrimônio Imaterial, Assessor de Relações Internacionais da Presidência do Instituto, Diretor do Departamento de Cooperação e Fomento e Diretor Substituto do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização. Atualmente, é Diretor e responsável técnico da Patrimonium & Urbs, empresa de Consultoria e Serviços Técnicos Especializados em Arquitetura, Urbanismo, Patrimônio e Turismo Ltda.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos