Saúde Indígena – Atuação na Amazônia Legal

A Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI – do Ministério da Saúde está atuando no atendimento aos indígenas em todo o País.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado – que contempla um conjunto de atividades técnicas que se fundamentam em medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde. Além disso, promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias por meio de atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com base no Controle Social.

No Brasil, existem 34 (trinta e quatro) DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas, não obedecendo assim aos limites dos estados. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas (UBSI), polos base e as Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI).

DSEI Kayapó do Pará realiza atendimentos na Aldeia Prineko

DSEI Alto Rio Juruá vai vacinar 4 mil crianças indígenas

DSEI Vale do Javari compra equipamentos para o controle da malária

DSEI Alto Rio Negro realiza atendimento em áreas de difícil acesso

FONTE: SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *