PF investiga ameaça de invasão de aldeias indígenas no Pará

A ação contou com o apoio do Ibama e da Funai

Foto: Polícia Federal DPF

Belém/PA – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama e com a Funai, realizou, nesta quarta-feira (18/5), incursão, via aérea, em duas aldeais da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, situadas em São Felix do Xingu/PA.

A ação teve por objetivo atestar a veracidade das denúncias dos indígenas das Aldeias Ka’aeté e Tekatawa de estarem sofrendo ameaças de invasão de suas terras por grileiros e fazendeiros da região.

Foi constatado que pessoas, ainda não identificadas, chegaram a cavalo na aldeia Ka’aeté, no último final de semana, levando cerca de 100 cabeças de gado, as quais foram deixadas em áreas desmatadas do entorno da região. Após terem deixado o gado na região, os homens teriam saído da área. A aldeia encontra-se em local isolado e não possui acesso para veículos.

Em outra aldeia visitada pelos policiais, de nome Parakanã, os índios relataram não terem sofrido ameaças nem invasão de suas terras.

A Polícia Federal vem agindo prontamente nas investigações, sempre preservando os direitos dos povos indígenas e coibindo crimes que possam ocorrer em suas terras, reforçando o cumprimento do seu papel constitucional de Polícia Judiciária da União e trabalhando incessantemente na repressão aos crimes de sua atribuição.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção/PA  –  DPF – POLÍCIA FEDERAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *