MVPI termina com festa e vacinação no DSEI Mato Grosso do Sul

Caarapó/MS – A 16ª edição do Mês de Vacinação dos Povos indígenas (MVPI) terminou com festa na aldeia Te’ykue, do Polo Base Caarapó, no Distrito Sanitário Especial (DSEI) Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença de indígenas de várias outras aldeias, todos da etnia Guarani-Kaiwoá.

O MVPI integra a Semana de Vacinação das Américas, instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ocorre anualmente, como uma estratégia utilizada para intensificar a vacinação em áreas indígenas visando incrementar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso geográfico, ofertando todos os imunobiológicos que compõe o Calendário Nacional de Vacinação e a vacina contra Covid-19.

A campanha que iniciou no dia 18 de abril de 2022 e encerrou no dia 17 de maio teve como meta alcançar 139.234 indígenas em 75 Polos Base e que vivem em 965 aldeias. Apesar do período estabelecido, a vacinação para os povos indígenas ocorre o ano todo e pode ser encontrada nos 34 DSEI em todas as regiões do país.

Presente no evento, o Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, destacou que o evento traduz o cuidado da SESAI com as populações indígenas do Brasil.

“A vacinação é um importante meio de prevenção e a SESAI faz prevenção. Que a gente possa cada vez mais trazer saúde, apoiando e estando presente para que a saúde do nosso povo indígena melhore cada dia mais. Esse é o foco da SESAI”, enfatizou o secretário.

Índices de vacinação no DSEI Mato Grosso do Sul 

Neste ano, o Polo Base Caarapó, do DSEI Mato Grosso do Sul foi contemplado para executar o MVPI, alcançando 6 aldeias da etnia Guarani-Kaiowá. Além da vacina contra a Covid-19, os indígenas tiveram à disposição vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, tais como: Sarampo, Caxumba e Rubéola; influenza e HPV.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, a equipe de profissionais de saúde do DSEI Mato Grosso do Sul teve êxito na adesão à campanha e aplicou a primeira dose do imunizante em 88.82% da população assistida pelo Distrito. A segunda dose foi aplicada em 85.20% dos indígenas, enquanto que 62.13% tomaram o reforço.

O coordenador do DSEI Mato Grosso do Sul, Luiz Antônio de Oliveira, lembrou do empenho das equipes para que esses números estivessem, hoje, em evidência, o que justificou a realização do encerramento do MVPI no Distrito.

“É o trabalho da nossa equipe junto à comunidade, realizando busca-ativa nas aldeias, não desistindo até ver o máximo de indígenas vacinados. A esse empenho, inclusive, devemos a realização do encerramento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas na nossa área de assistência”, destacou.

A vacinação na Saúde Indígena 

Em 2021, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) fechou o quarto semestre com a cobertura vacinal da população indígena em 91,3% com todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização. Entre as crianças indígenas com idades acima dos 5 anos, 83,9% estão com o esquema vacinal completo.

A vacina contra a Influenza, por exemplo, teve a cobertura vacinal das populações indígenas maior do que a da população em geral. 78,2% dos indígenas foram vacinados enquanto que o índice da população geral que tomou o imunizante foi de 72,8%.

Texto: Luiz Cláudio Moreira – NUCOM/SESAI – SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *