Museu Goeldi reabre aos finais de semana

A partir do domingo, 5 de junho, a visitação pública no Parque Zoobotânico da instituição volta aos finais de semana e na reestreia tem programação especial marcando o dia mundial do meio ambiente. O agendamento pode ser feito por e-mail ou whatsapp para visitas de quarta-feira a domingo.

Postada em: Museu Goeldi

Agência Museu Goeldi – Os finais de semana de Belém voltam a contar com uma de suas atrações mais queridas. A partir do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu Goeldi volta a receber visitantes aos finais de semana em seu Parque Zoobotânico. A visitação no espaço será de quarta a domingo, sempre das 9h às 15h, com fechamento da bilheteria e dos portões às 14h (a partir desse horário, haverá apenas saída de visitantes). O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail visitamuseu@museu-goeldi.br ou pelo Whatsapp institucional 91 99235-7842.

Após o agendamento, basta comparecer à bilheteria do Parque Zoobotânico no dia previsto e realizar o pagamento, apenas em dinheiro, do ingresso que custa R$3. Devido a demanda mais intensa por visitas aos finais de semana, a recomendação é fazer o agendamento com antecedência. Quando houver sobra de vagas diárias, os visitantes não agendados terão a possibilidade de realizar o agendamento diretamente na bilheteria, usando seu próprio celular. O limite diário de visitantes expandiu e agora é de 600 pessoas.

Finais de semana – Desde o ano passado, em decorrência da pandemia de Covid -19, o Parque Zoobotânico adotou esquemas diferenciados de visitação, com agendamento, número máximo de visitantes por dia, funcionamento de terça a quinta, horário das 9h às 15h, sem ofertar bebedouro e lanchonete, e recomendando que os visitantes tragam suas garrafas de água, apresentem a carteira de vacinação, usem máscaras e mantenham o distanciamento social.

Além da Covid-19, a volta da visitação pública aos finais de semana tinha outro obstáculo: o sistema de ponto eletrônico para servidores federais, adotado durante a pandemia – o sistema eletrônico dificultou os serviços contínuos de servidores aos finais de semana por conta da visitação pública do Parque Zoobotânico. Para garantir o retorno das visitas públicas aos finais de semana em junho, servidores de diferentes setores do MPEG se voluntariaram para trabalhar aos sábados e domingos.

Aquário – Um dos espaços fechados do Parque, o Aquário Jacques Huber, também reabre, com visitação de 10 pessoas por vez a cada 10 minutos. Ainda aguardando recursos que garantam sua restauração após a queda de parte do Guajará em 2021, o icônico Pavilhão Expositivo Domingos Soares Ferreira Penna, conhecido popularmente como Rocinha, permanece fechado.

A venda interna de água e lanches permanece suspensa no Parque enquanto o prédio do Café do Museu estiver sendo reformado. Portanto o Museu Goeldi recomenda aos visitantes trazer garrafa com água para se hidratar.

Dia do Meio Ambiente – A visitação aos finais de semana volta em um domingo especial – 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano o tema da campanha mundial é “Uma só Terra”, lembrando que o desafio da humanidade é ter uma vida sustentável em harmonia com a natureza. Processos de superexploração levam a degradação de ecossistemas, perda de espécies, ameaçam diretamente territórios e modos de viver de povos originários e comunidades tradicionais, e impactam também a qualidade de vida nas cidades.

O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi foi pensado desde sua implantação como uma lúdica sala de aula para aprender sobre a natureza e culturas amazônicas. Neste domingo (5 de junho), os educadores da instituição convidam para usar outros sentidos além da visão e perceber o ambiente, se divertir com os kits do Clube do Pesquisador Mirim e descobrir outras tantas coisas com mestrandos e doutorandos do Museu Goeldi. Então topas emergir nos assuntos que a ciência traz sobre a Amazônia?

Texto: Uriel Pinho e Joice Santos

Serviço

Visitação no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
Dias e horários: de quarta a domingo, das 9h às 15h (bilheteria e portões fecham às 14h)
Agendamento: visitamuseu@museu-goeldi.br ou pelo Whatsapp 91 99235-7842.
Ingresso: R$3 (pagamento apenas em dinheiro) com meia entrada e gratuidades previstas em lei.

PUBLICADO POR:  MUSEU GOELDI  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *