Museu Goeldi tem programação híbrida na 20ª Semana Nacional de Museus

A programação acontece entre os dias 17 e 20 de maio, e incluem exposição com estandes no Parque Zoobotânico e atividades virtuais transmitidas no canal do Museu Goeldi no YouTube.

Agência Museu Goeldi – Com o tema gerador “O poder dos Museus”, a Semana Nacional de Museus chega este ano a sua vigésima edição. No Museu Goeldi todas as atividades acontecem durante os dias 17, 18, 19 e 20 de maio. A programação presencial envolve exposição no Parque Zoobotânico de estudos costeiros, paleontológicos, da coleção didática e acervos documentais da instituição, além de participações especiais do Fórum de Museus da Amazônia, do projeto Defensores dos Rios da Bacia do Tucunduba e das mulheres marisqueiras e artesãs de Curuça. Também haverá live e webinário que poderão ser acompanhadas virtualmente pelo canal do MPEG no YouTube.

A Semana Nacional de Museus é um evento anual e mobiliza instituições de todo o país. Além de dar visibilidade aos centros museais, se destaca como um importante elo com a sociedade, estimulando o diálogo entre públicos e territórios.

Programação – A abertura acontece com as atividades presenciais, que ocorrem durante os dias 17, 18 e 19 de maio, de 9h às 12h. Quem visitar o Parque Zoobotânico nestes dias, após realizar o agendamento previamente, poderá acompanhar a exposição “Museus amazônicos transformam mundos”. Segundo Lúcia Santana, doutora em Museologia e uma das organizadoras do evento, a mostra objetiva refletir sobre o papel do Museu Goeldi diante da sociedade, por meio das coleções e narrativas contextualizadas nos stands distribuídos no Parque Zoobotânico do MPEG. Meio ambiente, cultura, ciência, educação, arte, religião, entre outros assuntos, fazem parte das pautas dos museus, que têm grande responsabilidade por ser um canal de comunicação.

“Pesquisadores, educadores e parceiros do Museu Goeldi estarão presentes nos stands, montados no Parque Zoobotânico, para dialogarem sobre seus trabalhos que destacam a Amazônia como patrimônio do trabalho científico, museológico e educativo. A informação credível, o posicionamento crítico da realidade e a criatividade são imprescindíveis para ampliar o poder dos museus e sua função social”, destaca Lúcia Santana. A exposição no Parque também inclui parceiros da instituição, como o Fórum de Museus da Amazônia.

A programação virtual inicia no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, de 15h às 16h, com a live “O poder dos museus e as novas definições do Comitê Internacional de Museus”. A palestrante será Luzia Gomes, doutora em Museologia e professora da Universidade Federal do Pará. Bianca Vicente, mestra em Artes e bolsista da Museologia no Programa de Capacitação Institucional (PCI/MPEG), irá mediar a palestra.

No dia 20 de maio, de 15h às 16h30, acontece o webinário “O papel dos museus científicos para a sociedade contemporânea”. Participam da transmissão Douglas Falcão Silva, doutor em Educação e presidente da Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciências (ABCMC), Joice Santos, mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas e chefe da Comunicação Social do Museu Goeldi; Iván Rodríguez, doutor em Educação e bolsista PCI/MPEG e Marta Carvalho, mestranda em Ciências do Patrimônio e bolsista do Museu Goeldi. A mediação será da doutora Lúcia Santana.

Tanto a palestra quanto o webinário podem ser acompanhados gratuitamente pelo canal do MPEG no YouTube.

Semana Nacional de Museus – Evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural que acontece anualmente em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) lança um tema diferente para a celebração do dia 18 de maio e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

O tema “O poder dos museus” marca a 20ª edição do evento, e propõe uma reflexão sobre o poder dos museus na sociedade contemporânea, considerando os desafios enfrentados, principalmente em meio a pandemia. “O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro”, ressalta o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Para saber mais sobre o tema deste ano, clique aqui 

Serviço – Programação híbrida do Museu Goeldi na 20ª Semana de Museus – Ano 2022

Presencial – Exposição “Museus amazônicos transformam mundos”
Período:Terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19 de maio)
Local: Parque Zoobotânico
Hora: 9h às 12h
Agende sua visita pelo e-mail visitamuseu@museu-goeldi.br e pelo whatsapp institucional +55 91 9235-7842

Virtual

Live “O poder dos museus e as novas definições do Comitê Internacional de Museus”
Dia: Quarta-feira (18 de maio)
Hora: 15h às 16h
Palestrante: Dra. Luzia Gomes (UFPA)
Mediação: Ma. Bianca Vicente (MPEG)

Webinário “O papel dos museus científicos para a sociedade contemporânea”
Dia: Sexta-feira (20 de maio)
Hora: 15h às 16h30
Participantes: educador Douglas Falcão (MAST e ABCMC), jornalista Joice Santos (MPEG); educador Iván Rodríguez (MPEG) MPEG e arquiteta Marta Carvalho (MPEG).
Mediação: museóloga Lúcia Santana

PUBLICADO POR:    MUSEU GOELDI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *