Municípios do interior do Amazonas recebem projeto de oftalmologia humanitária

Parceria entre Marinha, Soamar e organizações possibilitará a realização de cirurgias e atendimentos oftalmológicos

Foto: Marinha do Brasil

Começou ontem (29) o Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária, que levará atendimentos a comunidades situadas no interior do Estado do Amazonas. A ação, conduzida pela Marinha do Brasil (MB) e pela Soamar Manaus, conta com a participação de oftalmologistas do Instituto da Visão, da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia, da Fundação Piedade Cohen, além de médicos voluntários e empresas privadas, como o laboratório Alcon e a Lupas Leitor.

Mapa: Marinha do Brasil

Nesse domingo, integrantes do projeto embarcaram no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, em Manaus (AM), com destino às cidades de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, localizadas à margem direita do Rio Negro, no interior do Amazonas, onde serão realizadas cirurgias de catarata, pterígio e atendimentos clínicos com doações de óculos. O regresso do navio está previsto para o dia 7 de junho.

Comitiva embarcou no NasH “Soares de Meirelles’ – Foto: Marinha do Brasil

“O apoio da Marinha ao Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária é feito por meio da acomodação da equipe médica, da logística dos equipamentos oftalmológicos necessários para a realização das intervenções cirúrgicas, além da realização de exames de acuidade visual para a distribuição dos óculos”, destaca o Comandante do NAsH “Soares de Meirelles, Capitão de Corveta José Lauro Motta de Oliveira.

“A campanha de cirurgia de catarata acontece há seis anos com o apoio da Marinha do Brasil. Ficamos dois anos parados por conta da pandemia e temos a alegria de retornar em 2022. Em edições anteriores, atendemos a calha do Alto Solimões, Médio Solimões, rio Madeira, Baixo Amazonas e agora o Alto rio Negro. A meta é a realização de 300 cirurgias de catarata e mais de 20 mil atendimentos clínicos oftalmológicos”, explica o presidente da Soamar Manaus, Sérgio Rodrigues Vianna.

30/05/2022 – Por Capitão-Tenente (RM2-T) Gisleine Assunção Alves – Manaus, AM – Agência Marinha de Notícias – MARINHA DO BRASIL

Um comentário em “Municípios do interior do Amazonas recebem projeto de oftalmologia humanitária”

  1. Bom dia moro na zona rural de novo airao sou já uma pessoa com deficiência visual preciso fazer o cerugia da catarata pra não ficar cega me ajude já fui pra manas quando vão estar em novo airao preciso muito.meu contato 92985298248.socorro cabral novo airao am

    Sugerimos que a senhora entre em contato com a Marinha do Brasil – (92) 2123-2255, 2123-2253, 98818-3175 Ecoamazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *