Kayapós prendem garimpeiros que tentavam invadir aldeia indígena

Lideranças Kayapós relatam que a situação é tensa na região, porque outros grupos de indígenas aliados dos garimpeiros estariam ameaçando entrar em conflito com eles

Terra indígena Baú, no Pará. Foto de 2018 – Créditos: Reprodução / Ascom MPF/PA – Postada em: Revista Fórum

Indígenas da tribo Kayapó afirmam que um grupo de garimpeiros está detido na aldeia, desde a última quarta-feira (18), após tentativa de invasão dentro da Terra Baú, no sudoeste do Pará.

O líder Kayapó Mydjere Mekrãgnotire, em vídeo publicado pelo portal G1 pediu ajuda e afirmou que a “qualquer momento pode acontecer derramamento de sangue por causa do garimpo ilegal”. Ele questiona a demora na resposta das autoridades e da Funai (Fundação Nacional do Índio): Cadê o Ministério Público ? A Funai? A Polícia Federal?… [sic] Estamos pedindo apoio há quatro dias e nada de resposta”, protestou.

Organizações indígenas em contato com os Kayapós  haviam pedido a presença da Polícia Federal para retirar os invasores detidos.

Os Kayapós relatam que os invasores foram flagrados tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, que fica dentro da Terra Indígena.

ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM:  REVISTA FÓRUM 

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *