Ibama apreende 60 mil estacas de madeira em Operação no Pará

Montante encontrado representa a maior apreensão da espécie acapu no Estado

Foto postada em: Ibama

Brasília (06/05/2022) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Operação Rotina, apreendeu 1.200 m³ de estacas, mourões e barrotes de acapu (Vouacapoua americana) no município de Moju, nordeste do Pará. A carga ilegal, que estava às margens do rio da região, foi recuperada devido à uma denúncia recebida pela Ouvidoria do Ibama.

A madeira encontrada está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, assim, o corte e a comercialização são proibidos conforme prevê a Portaria MMA nº433/2014. Os responsáveis pelo crime ambiental ainda não foram identificados e o valor estimado da multa é de R$ 360.000,00.

Foto postada em: Ibama

“Os ilícitos ambientais são combatidos a cada operação e, com mais esta ação, o Ibama confirma o compromisso com a preservação ambiental na Amazônia”, conclui o Superintendente do Ibama no Pará, Rafael Ângelo Juliano. Essa é a maior apreensão de acapu realizada no Estado do Pará.

Neste primeiro momento, a madeira será doada às secretarias municipais de meio ambiente, que deverão direcionar o material às iniciativas de ação social que ocorrem em cada área.

Assessoria de Comunicação Social do IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *