Diretoria da ANA discute ações conjuntas com OTCA para bacia Amazônica

Na tarde desta quinta-feira, 26 de maio, três diretores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estiveram na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Brasília, para apresentação das linhas de atuação em comum e perspectivas de ações conjuntas entre as instituições.

Ana Carolina Argolo, Filipe Sampaio e Mauricio Abijaodi se reuniram com a secretária geral da OTCA, María Alexandra López, e com o diretor executivo da Organização, o embaixador Carlos Alfredo Lazary. O encontro também contou com a participação do superintendente Tibério Pinheiro, dos superintendentes adjuntos Flávia Carneiro e Wesley Gabrieli, entre outros(as) servidores(as) da ANA.

Técnicos da OTCA abordaram o panorama da contaminação por mercúrio na região Amazônica, incluindo os impactos às suas águas. Também apresentaram como funciona o Observatório Regional Amazônico (ORA), lançado em novembro de 2021, que é um centro de referência de informações sobre a Amazônia nas temáticas de recursos hídricos, biodiversidade, florestas, entre outras temáticas. Por meio do Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos, a ANA tem apoiado a estruturação do módulo sobre recursos hídricos do ORA e apoiou, ainda, a estruturação da Sala de Situação da Organização.

O Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos é implementado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e as instituições coordenadoras no Brasil são a ANA, o Departamento da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores (DAS/MRE) e a Agência Brasileira de Cooperação da pasta (ABC/MRE). A Fase 1 do Projeto Amazonas (2012 a 2017) contribuiu para o fortalecimento da articulação e cooperação técnica entre os países-membros da OTCA. Já a Fase 2 do Projeto (2017-2022) vem desenvolvendo ações para melhoria do conhecimento da bacia Amazônica com a participação das agências responsáveis pela gestão dos recursos hídricos nos oito países-membros da OTCA.

A OTCA

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma instituição intergovernamental integrada por oito países amazônicos que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Como um bloco socioambiental, a OTCA trabalha nas esferas política, diplomática, estratégica e técnica. Assim, atua para gerar sinergias entre governos, organizações multilaterais, sociedade civil organizada, comunidade científica, agências de cooperação e setores produtivos no contexto da implementação do Tratado.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *