Comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia inaugura internet via satélite em Maturacá

Maturacá (AM) – Uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) esteve na região da Cabeça do Cachorro, na última semana, e lançou o serviço de internet via satélite no 5º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Maturacá, sentinela do Pico da Neblina, no município de Santa Isabel do Rio Negro.

Crédito: CMA

Para marcar o lançamento, foi realizada uma videoconferência da comitiva no 5º PEF com o Chefe do DCT em Brasília, General de Exército Guido Amin Naves. O sinal funcionou perfeitamente e a comunicação foi estabelecida com sucesso.

O Vice-Chefe do DCT, General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, que conduziu a videoconferência, afirmou que a comitiva testou e aprovou a internet via satélite no 5° PEF, que é um sistema independente de fibra ótica, e que complementa o Programa Amazônia Conectada (PAC).

“O lançamento desse serviço nos dá maior possibilidade de melhoria no aspecto de comando e controle do pelotão de fronteira do Exército Brasileiro presente na região e garante a inclusão digital da população indígena e da família militar que permanece aqui o ano inteiro”, acrescentou o General Guilherme.

O Comandante do Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Coronel Schmidt, afirmou que a internet satelital traz uma realidade nova para o pelotão. “Com esse novo serviço, temos efetivamente o comando e controle, temos comunicação mais efetiva com os pelotões, e a vida da família militar que aqui vive ganha sobremaneira. Agora, é possível estudar, por exemplo, online”, avaliou.

De acordo com a Telebras, agora, os PEFs do Exército Brasileiro que cobrem a Faixa de Fronteira da Amazônia passam a contar com 27 pontos de acesso à internet do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) instalados pela Telebras.

Entre os integrantes da comitiva, estavam o Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, o Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) General de Brigada Jacy Barbosa Junior, Presidente da Claro José Félix, Presidente da EAF Leandro Guerra, Presidente da Telebrás Jarbas José Valente, Vice-Presidente Jurídico e Regulatório da Claro e GAISPI Oscar Petersen, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios da Vivo e GAISPI Camilla Tapias, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Tim e GAISPI Mário Girasole, Conselheiro da ANATEL Sr. Moisés Queiroz Moreira, Secretário de Radiodifusão do Ministério de Comunicações e GAISPI Maximiliano Martinhão.

Fonte: Comando Militar da Amazônia  – PUBLICADO POR:  EXÉRCITO BRASILEIRO 

NOTA DA ECOAMAZÔNIA – GAISPI Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz  – Gaispi — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *