Comissões visitam comunidade ianomâmi em Roraima nesta quarta-feira

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta e quinta-feira (11 e 12) uma diligência na comunidade ianomâmi em Boa Vista (RR). Os parlamentares querem ouvir indígenas e autoridades sobre o estupro e a morte de uma menina ianomâmi de 12 anos de idade, na região de Waikás, em abril.

Vista aérea de uma reserva ianomâmi em Roraima – Leonardo Prado/Procuradoria-Geral da República – Fonte: Agência Câmara de Notícias.

A visita será realizada em conjunto com comissão externa criada para fazer um diagnóstico sobre a violência sofrida por mulheres e crianças na terra indígena ianomâmi e acompanhar a implementação de soluções por parte do poder público.

O caso, que teve repercussão nacional, ainda está sob investigação policial, mas a coordenadora da comissão, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), lembra que a terra indígena ianomâmi, a maior do País, convive com histórico de invasões e violência praticadas por garimpeiros ilegais.

A situação dos ianomâmis também está sendo acompanhada por um grupo de trabalho criado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.

PUBLICADO POR: CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *