Com apoio da Funai, Polícia Federal deflagra operação contra desmatamento e garimpo ilegal em Terras Indígenas de Rondônia

Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Federal deflagrou, entre os dias 24 e 27 de maio, a Operação Kaapora visando desarticular um grupo criminoso envolvido com desmatamento e garimpo ilegal em áreas indígenas de Rondônia. Foram realizados sobrevoos e incursões nas Terras Indígenas Zoró, Roosevelt e Sete de Setembro. Durante a operação, sete madeireiras foram fiscalizadas em Espigão D’Oeste (RO) suspeitas de comprar e vender madeira de origem ilegal.

Foto: Policia federal/Divulgação

Diversas irregularidades foram identificadas nas madeireiras fiscalizadas, entre elas, madeiras sem cadeia de custódia, divergentes dos documentos apresentados, motivo pelo qual das sete empresas fiscalizadas seis foram embargadas com aplicação de sanções administrativas. Duas pessoas foram presas pela prática do crime de falsidade ideológica e receptação qualificada.

Por meio de interlocução entre Polícia Federal e diversas prefeituras e órgãos públicos da região, a madeira irregular encontrada nas madeireiras fiscalizadas foi apreendida e doada pelo Ibama para a cidade de Rolim de Moura (RO,) que passa por situação de emergência para a reconstrução de pontes.

Ainda no contexto da operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em face de indivíduos envolvidos com garimpo ilegal. Considerando que a operação apresentava grande complexidade e elevados riscos operacionais, foram empregados 80 servidores, incluindo policiais federais do Comando de Operações Táticas (COT), Grupo de Pronta Intervenção (GPI) e Comando de Aviação (CAV) da Polícia Federal.

A ação, que ocorre no âmbito da Operação Guardiões do Bioma, também contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam/RO), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) e do Grupo de Operações Aéreas dos Bombeiros Militares de Rondônia (GOA).

As investigações tiveram início em 2021, quando duas pessoas foram presas em flagrante portando 53 gramas de ouro. Após intenso trabalho investigativo, a Polícia Federal identificou complexo esquema criminoso instalado em Rondônia na região do município de Espigão do Oeste (RO). Durante as incursões e sobrevoos, foram encontrados diversos pontos de desmate com árvores derrubadas nas Terras Indígenas Zoró, Roosevelt e Sete de Setembro, dois acampamentos improvisados, três motos e um carro utilizados no deslocamento interno dos infratores.

Assessoria de Comunicação / FUNAI
com informações da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *