6ª CNSI é apresentada ao Conselho Nacional de Saúde

Principal objetivo da Conferência é a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Foto postada em: Sesai

Os preparativos da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) foram apresentados, nesta quinta-feira (26/5), aos integrantes do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília. O painel fez parte da programação da 330ª Reunião Ordinária do colegiado e contou com a presença do Presidente do CNS, Fernando Pigatto, do Diretor de Assistência à Saúde Indígena (DASI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Ernani Sousa Gomes, e do representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Luiz Penha Tucano.

Ernani Gomes informou que, por determinação do Secretário Reginaldo Ramos Machado, todas as equipes da pasta, incluindo as coordenações dos 34 Distritos Sanitários do país, estão completamente envolvidas com o evento, que vai atualizar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), instituída há 20 anos.

“A 6ª CNSI tem grande relevância para a SESAI, pois será o palco de apresentação dos desafios, avanços e diretrizes para uma gestão que faça frente às necessidades das comunidades indígenas do nosso país”, explica o Coordenador.

Após fazer uma breve contextualização do processo de construção participativa da CNSI, Luiz Tucano, destacou que o evento será uma grande oportunidade de debater e até inserir questões inovadoras como, por exemplo, a participação da medicina tradicional no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, o Presidente do CNS saudou a retomada da organização da 6ª Conferência e destacou que além de atualizar e fortalecer a PNASPI, a CNSI também fortalece o próprio SUS. “Nós precisamos tratar a PNASPI e a atuação da própria SESAI dentro do Sistema Único, afinal de contas elas fazem parte do SUS. Aliás, vale dizer que elas são conquistas que trazem orientações e deliberações para as próprias conferências nacionais e até mesmo as de saúde indígena”, explica o Pigatto.

SOBRE A 6ª CNSI 

A 6ª Conferência é uma realização da Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, por meio da SESAI. A expectativa é de que pelo menos 2,2 mil pessoas participem do evento, previsto para ocorrer entre os dias 14 e 18 de novembro, em Brasília. A última edição da Conferência ocorreu em Brasília em dezembro de 2013, reunindo 1.226 delegados.

ASSISTA  –  para saber como foram debatidos os assuntos da 330ª Reunião Ordinária do CNS.

Texto: Aurélio Prado – Nucom/SESAI  – PUBLICADO PRO: SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *