41ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 4 de junho de 2022, sábado, a 41ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Dois casamentos, duas cidades | 1729 – Caminhos da Diplomacia”, tendo como convidado o “Licenciado José Norton”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 41ª Tertúlia Portugal – Brasil:

41ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 4 de junho de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Dois casamentos, duas cidades | 1729 – Caminhos da Diplomacia”

Apresentação: “Licenciado José Norton”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no  YouTube:    https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação: 

Os casamentos que em 1729 ligaram os dois Reinos peninsulares foram uma peça chave da diplomacia de D. João V. Casaram nesse ano o Príncipe do Brasil (futuro D. José I de Portugal, filho do rei D. João V) com Mariana Vitória de Bourbon (filha de D. Fernando V) e o Príncipe das Astúrias (futuro D. Fernando VI, filho de Fernando V) com Maria Bárbara de Bragança (filha de D. João V). O duplo casamento do príncipe herdeiro português e da princesa com os congéneres espanhóis passou para a história como a “Troca das Princesas”.
Os vários episódios em que se desdobrou esse acontecimento tiveram larga repercussão não só no mundo português de então, como internacionalmente.
A divulgação da chegada da princesa Maria Ana Vitória a Lisboa mereceu uma atenção especial. De entre outras manifestações com que se recordou e enalteceu esse momento sobressai um único testemunho iconográfico: a representação do cortejo em painéis de azulejos que se encontram nas paredes de salas anexas à Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco em S. Salvador da Baía.
Propõe-se uma visita virtual a esse espetacular exemplo da azulejaria portuguesa no Brasil e uma meditação sobre o respetivo significado.

Sobre o convidado:

José Norton é licenciado em Economia pelo antigo Instituto de Ciência Económicas e Financeiras de Lisboa. Manteve a par da sua atividade profissional um profundo interesse pela Arqueologia e pela História de Portugal tendo assinado diversos trabalhos em revistas dessas especialidades e participado em conferências e seminários em Portugal. Foi colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, colaborando também com o semanário Expresso de 2005 a 2008, no suplemento cultural. Nos últimos anos tem publicado biografias de diversas figuras históricas portuguesas, designadamente, as de Pina Manique – fundador da Casa Pia de Lisboa (2004), de D. Pedro de Almeida Portugal – O último Távora (2008), do Conde de Farrobo – O milionário de Lisboa (2009), de Juliana – Condessa de Strogonoff (2012) e de Norton de Matos (2016).
Tem textos deliciosos no blog “Pena do que não escrevi” (https://jpcnortonm.wordpress.com/)

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos