Secretaria Especial de Saúde Indígena reforça a cobertura de vacinação em quase mil aldeias

Entre os dias 18 de abril e 17 de maio de 2022, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, vai levar imunizantes para mais de 130 mil indígenas de quase mil aldeias.

O esforço para ampliar a imunização faz parte da 16ª edição do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas – MVPI. Este mês integra a semana de vacinação das Américas, realizada todos os anos, pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Com o MVPI, a SESAI busca aumentar coberturas e acesso à vacinação nas áreas de difícil acesso, fortalecer a obtenção de dados sobre doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas nas aldeias e completar esquemas de vacinação de públicos de diversas faixas etárias e intensificar o planejamento de ações de imunização conjuntas entre DSEI e Coordenações Estaduais ou Municipais de Saúde.

Foto: SESAI/Ministério da Saúde

Toda a população indígena das áreas priorizadas será beneficiada pela iniciativa, uma vez que serão oferecidas doses de vacinas, conforme Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas.

Entre os imunizantes disponíveis estão os contra várias doenças, como: Covid-19, Hepatite B, Hepatite A, Rubéola, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Difteria, Tétano, Poliomielite, Febre Amarela, Varicela, formas graves de Tuberculose, Gastroenterites causadas por Rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), Influenza, Pneumonias, Meningites e outras infecções bacterianas graves.

Ressalta-se que apesar da campanha se intensificar neste mês, todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) dispõem durante todo o ano das mesmas vacinas, incluindo a vacina contra a Covid-19.

Ajude a divulgar o trabalho realizado pelo governo federal, Ministério da Saúde, SESAI e Distritos. Visite http://saudeindigena.saude.gov.br e siga o Instagram: @sesai.ms #saudeindigena #sesai #sesaimaissaudeindigena #sesai+saudeindígena #governofederal – Saúde Indígena SESAI – YouTube

FONTE: SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena