Série “Amazônia, Arqueologia da Floresta” estreia on demand na plataforma do SescTV

Composta por quatro episódios a obra retrata as pesquisas conduzidas pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves no sítio arqueológico de Monte Castelo, em Rondônia

A série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli, estreia no SescTV, no dia 30 de abril, sábado, às 20h.

A série composta por quatro episódios retrata as pesquisas conduzidas pelo arqueólogo Eduardo Góes Neves no sítio arqueológico de Monte Castelo, em Rondônia. Situado em um sambaqui fluvial que foi construído há pelo menos 6 mil anos na bacia do rio Guaporé, o sítio foi escavado pela primeira vez na década de 1980 pelo arqueólogo Eurico Miller e relocalizado 30 anos mais tarde por uma equipe de arqueólogos que retomou as escavações, dando início a uma nova etapa de descobertas surpreendentes.

Em parceria com os moradores da aldeia Palhau, da etnia Tupari, as escavações recentes encontraram vestígios preservados por milênios entre camadas de conchas e terra. São restos de fauna, sementes de plantas, cerâmicas e ossos humanos, que dão indícios de como viviam os povos da Amazônia há 4 mil anos.

Confiram o teaser em https://www.youtube.com/watch?v=_CrBsL8w4Ks&t=12s

Acessem os episódios em https://sesctv.org.br/

PUBLICADO POR:  JORNAL DA CIÊNCIA SBPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *