SAÚDE INDÍGENA | Ação conjunta leva atendimento médico a indígenas em Roraima

Indígenas da Raposa Serra do Sol recebem atendimento médico em diversas especialidades a partir dessa sexta-feira, 15, na área do Lago do Caracaranã, no município de Normandia.

A ação conjunta conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste de Roraima e a Organização Não Governamental Expedicionários da Saúde. O atendimento prossegue até o dia 23 de abril.

Através dos Expedicionários da Saúde, estão sendo ofertadas as especialidades de urologia, ginecologia, clínico geral e odontologia, com o objetivo levar assistência da atenção especializada para populações indígenas que vivem em áreas remotas.

A Secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou a importância dessa parceria com o Ministério da Saúde e o DSEI Leste de Roraima.

“A Secretaria de Saúde disponibilizou ambulância, equipe de apoio e logística para a ação, para que assim possamos atender esses indígenas que tanto necessitam do atendimento médico especializado”, explicou.

Segundo o coordenador do DSEI Leste, Márcio Cavalcante, estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, catarata, cisto sebáceo, entre outras especialidades.

“Essas cirurgias estão sendo realizadas durante todo o dia, em seis salas de cirurgia, com uma média de 65 por dia, durante nove dias, para atender toda a demanda”, pontuou o coordenador.

Devem visitar a ação na próxima terça-feira, dia 19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o titular da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), Reginaldo Ramos Machado.

Escrito por Joselinda Lotas –  Publicado em DESTAQUES – GOVERNO DE RORAIMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *