Nota de repúdio à invasão da Coordenação Regional da Funai em Boa Vista (RR)

Nota de repúdio

 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público manifestar repúdio à invasão da Coordenação Regional localizada em Boa Vista (RR), nesta terça-feira (5), promovida pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), ocasião em que o coordenador regional Osmar Tavares de Melo, de 63 anos, foi submetido a constrangimento e ameaças.

Enquanto instituição pública, calcada na supremacia do interesse público, a Funai não coaduna com qualquer tipo de conduta ilícita e com nenhuma forma de violência. A fundação ressalta, ainda, que sempre esteve aberta ao diálogo com indígenas de todas as etnias. Tais atitudes, irresponsáveis e antidemocráticas, impedem o diálogo sadio e producente, sendo incompatíveis com o Estado Democrático de Direito.

Lamentavelmente, o episódio resultou na suspensão temporária dos trabalhos da Coordenação Regional da Funai em Boa vista, causando prejuízos ao atendimento dos indígenas da região. Os órgãos competentes foram acionados para que a normalidade seja reestabelecida.

O episódio também resultou no cancelamento da inauguração de duas Bases de Proteção Etnoambiental voltadas à proteção de indígenas isolados e de recente contato, bem como de reuniões entre a Presidência da Funai e o Governo do Estado a fim de buscar soluções para demandas locais de etnodesenvolvimento.

Por fim, a Funai repudia com veemência qualquer tipo de intimidação aos seus servidores e reitera o respeito à legalidade e às instituições, sempre na busca pela pacificação de conflitos, segurança jurídica e promoção da autonomia indígena.

Assessoria de Comunicação / FUNAI  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *