MMA e PNUD lançam edital para selecionar instituição especialista em aceleração de negócios pelo Projeto Floresta+ Amazônia

Até o próximo dia 28 de abril, estão abertas as inscrições para o edital que selecionará uma instituição para implementar a iniciativa piloto do “Programa de Aceleração”, a ser executado no âmbito da Modalidade Inovação do Projeto Floresta+ Amazônia.

Foto: Luciano Malanski/Programa Arpa – Postada em: MMA

A entidade selecionada será responsável por desenvolver a metodologia e por realizar o Programa de Aceleração. Podem participar organizações ou consórcios de organizações que comprovadamente atuem no desenvolvimento e apoio a programas de aceleração, para impulsionar negócios com foco no estabelecimento de um mercado de pagamentos por serviços ambientais e/ou na conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa.

O “Programa de Aceleração” tem como objetivo proporcionar o rápido crescimento de soluções de inovação, de modo que sejam preparadas para a entrega em larga escala. A instituição selecionada será responsável por dar apoio ao processo de produção, otimização, acesso ao mercado e ganho de escala para as soluções de inovação, por meio de capacitações, assessorias, oferecimento de infraestrutura e realização de eventos para trocas de experiências e captação de recursos. O Programa de Aceleração deverá acontecer por meio de atividades virtuais e presenciais (formato híbrido) durante 6 meses.

A Modalidade Inovação tem como objetivo fomentar a criação e a consolidação do mercado de serviços ambientais e a conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa, por meio do desenvolvimento de soluções e empreendimentos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda aos provedores de serviços ambientais. Podem participar dos programas de inovação previstos nesta modalidade empresas’ com foco em inovação e em modelos de negócios escaláveis e replicáveis; cooperativas e associações de produtores e de extrativistas; instituições de pesquisa e inovação (privadas e públicas) e ONGs/OSCs com foco em inovação.

Ao longo de 2022, o Projeto Floresta+ Amazônia lançará editais para apoiar programas de originação e de incubação de negócios e soluções.

Floresta+ Amazônia

O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais e agricultores familiares, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais e ações de inovação com o foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.

>> Para mais informações, clique aqui e acesse o edital

ASCOM MMA –  PUBLICADO  POR:  MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *