Ministério da Defesa apoia ação de vacinação na região amazônica

Brasília (DF), 04/04/2022 – Entre 22 de março e 5 de abril, em ação interministerial envolvendo as pastas da Saúde (MS) e da Defesa (MD), ocorre a Operação Gota 2022, na região do Vale do Javari, no Amazonas. A operação promove vacinação da população brasileira, contra doenças imunopreveníveis, em regiões de difícil acesso, como comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais. Na fase atual, são atendidas 20 comunidades indígenas.

Realizada sob responsabilidade da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS), a atividade é dividida em dez etapas, entre março e setembro, e abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará. Nessas localidades, as bases de apoio situam-se nas regiões do Alto Rio Negro, Médio Solimões, Chaves, Amapá, Vale do Juruá e Baixo Acre, Alto do Rio Juruá, Alto Rio Purus, Oriximiná e Médio Rio Purus.

Com suporte logístico das Forças Armadas, para chegar aos locais mais afastados, as vacinações são executadas por equipes de imunização dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A aplicação das doses segue protocolo de saúde e atende à necessidade de iniciar ou de complementar o esquema de vacinação.

Em cada missão, são disponibilizadas 20 vacinas, que integram o Calendário Nacional do Programa Nacional de Imunizações, na prevenção de doenças como sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, formas graves de tuberculose (meníngea e miliar), hepatite A, hepatite B, poliomielite, diarreia por rotavírus, Haemophilus influenzae B, pneumonias e meningites causadas por pneumococos, meningite meningocócica tipo C, meningite meningocócica tipo ACWY, febre amarela, varicela e influenza, além de Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante).

A Defesa participa da Operação com 170 militares das Força Armadas e três modelos de aeronaves: H-60 Black Hawk (helicóptero), C-105 Amazonas e C-98 Caravan.

Operação Gota

A ação de vacinação teve início em 1993, atuando apenas no estado do Amazonas, após notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá. Com os anos, consolidou-se no País e, atualmente, atende os estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.

Por Rízia Rocha
Fotos: Divulgação Operação Gota- DSEIVJ 2022 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
 MINISTÉRIO DA DEFESA  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *