Especial Abril Indígena: IP mostra atuação do MPF na defesa dos direitos dos povos originários

Veja entrevista com a coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Povos Tradicionais, Eliana Torelly. Edição especial vai ao ar nesta sexta-feira (15), às 20h, na TV Justiça

Foto: Divulgação/Interesse Público

O mês de abril é marcado pela mobilização dos povos indígenas na defesa dos direitos dessas comunidades. Esse é um dos campos de atuação do Ministério Público Federal (MPF) que, por meio da Câmara de Populações Indígenas e Povos Tradicionais (6CCR), traça estratégias nacionais de atuação para garantir a preservação desses povos, e para combater retrocessos legislativos.

Na edição especial do Interesse Público sobre o Abril Indígena, a subprocuradora-geral da República e coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly, conversa com a apresentadora do IP, Marcela Franco, a respeito de temas que estão diretamente ligados a essa atuação, como o Marco Temporal, o Projeto de Lei 191/2020 – que visa permitir a mineração e a exploração econômica em territórios indígenas – e o isolamento voluntário das comunidades.

Educação Indígena – No Ceará, reportagem mostra que, depois de uma recomendação do MPF, o governo do estado assumiu o compromisso de fazer o levantamento sobre a infraestrutura de escolas indígenas e de apresentar cronograma para a realização dos serviços de manutenção das unidades. De acordo com relatos de gestores educacionais, há escolas com número insuficiente de banheiros e outras com estrutura predial danificada. As demandas de infraestrutura de escolas indígenas são foco de atuação nacional articulada pela 6CCR.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 29 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

PUBLICADO POR:    MPF  –  16 DE ABRIL DE 2022 ÀS 18H48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *