Balsa de garimpo ilegal é apreendida na Terra Indígena Xipaia, no Pará

Cacica da aldeia denunciou ataque dos garimpeiros em redes sociais

Um dia após denúncia de entrada ilegal de garimpeiros em terra indígena, policiais localizaram a balsa dos invasores, com sete pessoas.

Durante a operação “Guardiões do Bioma”, força-tarefa de diversos órgãos de segurança, proteção indígena e ambiental, foi localizada a embarcação usada no território indígena Xipaia, no estado do Pará.

Segundo os órgãos responsáveis pela ação, a balsa dos garimpeiros estava atracada em um local conhecido como Riozinho do Anfrísio, zona rural da cidade de Altamira. Dentro da embarcação estavam cinco adultos, que seguiram para a delegacia da Polícia Federal, e dois adolescentes, que foram apreendidos. Todos levados para a cidade de Itaituba, a quase 500 quilômetros de Altamira, onde foram encontrados.

A Polícia Federal disse que teve dificuldades em localizar a balsa porque a embarcação não era vista com facilidade pelos policiais do helicóptero que fazia a busca. Por isso, os integrantes da operação tiveram que usar lanchas, pelos rios afluentes do rio Iriri.

As buscas começaram depois que o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu denúncia de uma entrada ilegal por meio do rio, de supostos garimpeiros, na terra dos indígenas Xipaia. Com isso, policiais seguiram para a aldeia de KARIMÃ, para reforçar a segurança dos moradores, já que havia suspeitas de que os garimpeiros estariam armados.

A operação, lançada em março deste ano, é coordenada pelo Ministério da Justiça, para proteger os indígenas que vivem na região e a reserva ambiental contra crimes ao meio ambiente e a exploração ilegal de minérios.

A balsa apreendida vai ser destinada a ações de fiscalização ambiental na região.

De acordo com o MJ, o território do povo Xipaia tem cerca de 179 mil hectares de extensão e fica a 400 quilômetros de Altamira, região sudeste do Pará. Cerca de duzentos indígenas moram na região.

Publicado em 17/04/2022 – 15:41 Por Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi –   RADIOAGÊNCIA NACIONAL  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *