Ação SESAI Mais Saúde Indígena leva cirurgias e atendimentos para a TI Raposa Serra do Sol

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, realiza, entre os dias 15 e 23 de abril, a ação SESAI Mais Saúde Indígena nos DSEI Leste de Roraima e Yanomami, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Postada em: SESAI MS

Em parceria com a organização não governamental Expedicionários da Saúde (EDS), a ação realizará aproximadamente 300 cirurgias oftalmológicas (cataratas e pterígios) e cirurgias gerais (hérnias epigástricas, inguinais e umbilicais) entre outras de pequena e média complexidade, além da montagem dos ambulatórios de oftalmologia, odontologia, otorrinolaringologia, clínica médica, pediatria, ginecologia e ortopedia.

Postada em: SESAI MS

O Secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado, acompanhará a ação que tem a estimativa de realizar até 2.500 atendimentos nas diversas especialidades disponibilizadas, além da realização de aproximadamente 5.000 exames e procedimentos médicos.

Postada em: SESAI MS

Uma fábrica de óculos também será montada em parceria com a ONG Renovatio, para doações de óculos com lentes corretivas. A ação atenderá a população indígena da região da TI Raposa Serra do Sol, entre os municípios de Boa Vista, Normandia, Pacaraima e Uiramutã, todas no estado de Roraima.

DSEI Leste de Roraima   

O DSEI Leste de Roraima é responsável por uma área de 69.755,08 km², onde residem mais de 56.760 indígenas de 7 etnias: Makuxi, Wapchana, Taurepang, Wai Wai, Sapará, Patamona, Ingarico, em 342 aldeias.

Para atender a essa população, o DSEI conta com 1.177 profissionais, 323 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 34 Polos Base e uma Casa de Saúde Indígena (CASAI).

DSEI Yanomami 

Já no território Yanomami, são mais de 29.500 indígenas das etnias Yanomami e Yekuana em 366 comunidades. O DSEI Yanomami tem abrangência numa área de 96.650 km², onde conta com 31 Unidades Básicas de Saúde Indígena, 37 Polos Base e uma Casa de Saúde Indígena. Para atender os indígenas da região, o DSEI Yanomami conta com 751 profissionais de saúde.

Ministério da Defesa   

Para realizar uma ação dessa grandiosidade, o Ministério da Saúde conta com o apoio e logística do Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, para o transporte aéreo e terrestre de 17 toneladas de carga, transporte terrestre de pacientes e acompanhantes por meio e apoio em alimentação para 60 pessoas, por meio da estrutura de cozinha do 2º Pelotão Especial de Fronteira/Normandia. As refeições seriam deslocadas para a área do Lago Caracaranã.

EDS   

A parceria da SESAI com os EDS é antiga. A ação irá contar com um Centro Cirúrgico Móvel, moderno e adaptável às condições mais extremas da floresta Amazônica.

Toda a estrutura abriga salas de cirurgia geral, pequenos procedimentos, conforto médico, sala de espera para pacientes, vestiário e Centro de Material e Esterilização (CME). Além disso, possui os mesmos equipamentos modernos e seguros oferecidos nos grandes hospitais do Brasil.

PUBLICADO POR:  SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *