Ação SESAI Mais Saúde Indígena leva 7,5 mil procedimentos médicos a 86 mil indígenas

No Dia do Índio (19/04), o Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, acompanhado do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Diretora da SESAI, Luana Vasconcelos, visitou a ação SESAI Mais Saúde Indígena, na Terra Indígena Raposa Terra do Sol, em Roraima.

A ação é uma parceria entre a SESAI e a organização não-governamental Expedicionários da Saúde (EDS), e visa realizar 5 mil exames e 300 cirurgias oftalmológicas e gerais entre os dias 15 e 23 de abril.

“Essa ação demonstra o governo trabalhando de forma tripartite para levar o melhor atendimento. É importante ressaltar que, somente nessa ação, a SESAI investiu R$ 2,5 milhões dentro da logística e conta com o apoio do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira”, destacou o Secretário da SESAI, Reginaldo Ramos Machado.

Além das consultas e exames, uma fábrica de óculos também foi montada em parceria com a ONG Renovatio, para doações de óculos com lentes corretivas.

Essa foi a terceira vez do ministro Queiroga no estado de Roraima e ele aprovou o que viu: “Vim hoje aqui mostrar o compromisso do Presidente Bolsonaro com a atenção à saúde indígena. Vi um trabalho extraordinário, poucos países do mundo dão esse tipo de assistência às comunidades indígenas. E não é nenhum favor, é um dever! E nós fazemos isso com prazer”, destacou.

A ação atende a população indígena da região da TI Raposa Serra do Sol, entre os municípios de Boa Vista, Normandia, Pacaraima e Uiramutã, todas no estado de Roraima.

PUBLICADO POR:    SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *