Independência energética para Roraima

Sudam libera recursos do FDA para o Projeto Integrado Azulão – Jaguatirica

Foto postada em: SUDAM

A Diretoria Colegiada da Sudam aprovou (25/02) a liberação de mais uma parcela dos recursos do FDA (Fundo de Desenvolvimento da Amazônia) para o Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica, que vai abastecer Roraima com gás natural extraído do campo de Azulão no Amazonas. O valor da parcela corresponde a R$ 120 milhões.

O FDA é um fundo público – administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Sudam -, cuja finalidade é possibilitar recursos para a realização de investimentos privados na Amazônia Legal.

Importante instrumento impulsionador da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o FDA permite taxas de juros e prazos diferenciados para empreendimentos que comprovadamente irão fortalecer a atividade produtiva na região, gerar novos negócios, emprego e renda – enfim, desenvolvimento.

Energia mais limpa e oportunidades de renda, emprego e desenvolvimento no Amazonas e Roraima

Desde 2019 o estado de Roraima depende de termelétrica a diesel para geração de energia, uma fonte altamente poluente e de alto custo. Além de proporcionar independência energética e colocar Roraima no Sistema Integrado de Energia do país, o Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica oferece uma alternativa sustentável porque levará o gás natural extraído no Amazonas para Roraima, substituindo o óleo diesel importado e fornecendo uma energia sustentável e confiável com um custo muito menor e que vai possibilitar o desenvolvimento da região.

É um projeto inovador e de eficiência energética com grande potencial de replicação para outros municípios na região Norte. Além disso, deverá proporcionar mais oportunidades de emprego e renda para os moradores dos dois estados da Amazônia Legal.

PUBLICADO POR:      SUDAM   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *