Funai divulgará série especial sobre a etnia Haliti-Paresi

A Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentará uma série especial sobre a rotina, os costumes, a cultura e o etnodesenvolvimento na vida dos indígenas da etnia Haliti-Paresi, do Mato Grosso. A equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Funai passou uma semana percorrendo as aldeias da região para conhecer os personagens que construíram essa nova realidade e captar suas histórias. O conteúdo especial produzido em diferentes formatos será publicado ao longo das próximas semanas no portal da Funai e nas redes sociais da instituição.

A Funai apresentará uma série especial sobre os indígenas da etnia Haliti-Paresi, do Mato Grosso.

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, ressalta que o etnodesenvolvimento é o futuro para as Terras Indígenas, a exemplo do que já vem sendo realizado pelos Haliti-Paresi. “Escolhemos iniciar essa série especial mostrando a realidade da etnia porque os Haliti-Paresi são exemplo de autonomia, geração de renda e sustentabilidade. Lá a produção agrícola possibilitou a eles melhorar de vida, evitou a evasão para outros locais e fortaleceu a cultura. A Funai apoia iniciativas como essa, que promovem a autonomia das comunidades indígenas, por meio da geração de renda, de forma responsável. Queremos mostrar que é possível desenvolver novos projetos sem deixar de lado a essência da tradição indígena”, ressalta Xavier.

No especial, a Funai mostrará o avanço da etnia Paresi no etnodesenvolvimento, a partir da transformação local com o trabalho nas lavouras mecanizadas, que hoje envolve mais de 3 mil indígenas divididos em quatro cooperativas agrícolas. Também será abordado o avanço do etnoturismo nas proximidades dos municípios de Sapezal e Campo Novo do Parecis, a cerca de 360 quilômetros de Cuiabá, e como o trabalho, aliado às belezas naturais da região, tem trazido melhorias para a comunidade. A cultura indígena também ganhará destaque, com informações sobre a história da etnia, suas crenças e como enfrentam o desafio de manter viva a tradição ao longo do tempo.

A equipe de comunicação da Funai contou com o apoio da Coordenação Regional da instituição em Cuiabá, que auxiliou na preparação da viagem, na logística e no transporte pelo estado. Participaram dos trabalhos o coordenador regional Benedito Garcia Araújo e o servidor lotado na Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Sapezal, Carlos Barros.

Confira a série nos nossos canais oficiais:

Portal | gov.br/funai
Facebook | facebook.com/funaioficial
Twitter | twitter.com/funaioficial
YouTube | youtube.com/funaioficial

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *