DSEI Vale do Javari recebe o início da Operação Gota

Vacinar os indígenas é uma prioridade do Governo Federal. E, para que nenhum povo originário fique para trás, teve início, nessa terça-feira (22/03), a abertura da Operação Gota, na cidade de Atalaia do Norte (AM), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari.

Foto postada em: Saúde Indígena SESAI

A Operação Gota é uma estratégia de vacinar indígenas em áreas de difícil acesso. E, para que seja possível levar as vacinas de forma ágil e segura, o Ministério da Saúde conta com o apoio logístico do Ministério da Defesa.

Durante 30 dias, os profissionais de saúde de sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) percorrerão aldeias para ofertar vacinas do calendário básico de vacinação nacional, visando ao controle e à eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

Com o apoio do Ministério da Defesa, a rede de frio é beneficiada com a agilidade do transporte, já que o acesso por terra, quando possível, é demorado e com muita frequência a energia elétrica não está disponível nas localidades. A qualidade dos imunobiológicos é um dos objetivos principais do programa e a missão aérea contribui decisivamente para que isso seja alcançado.

Participam da operação os DSEI Alto Rio Negro; Médio Rio Solimões e Afluentes; Vale do Javari; Amapá e Norte do Pará; Alto Rio Juruá; Alto Rio Purus e Médio Rio Purus.

PUBLICADO POR:    SAÚDE INDÍGENA – MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *