Tovomita: planta descoberta na Amazônia está ameaçada de extinção

Mais de 5 milhões de quilômetros quadrados abrigam quase 11 mil espécies de vegetais, na Amazônia Legal. E mesmo com o avanço das pesquisas, ainda há muito o que se descobrir na maior floresta tropical do mundo.

É com esse objetivo que existe o Programa Ecológico de Longa Duração, financiado pelo CNPQ e agências de fomento. Numa dessas pesquisas, que durou 4 anos, a equipe encontrou uma nova espécie de planta:  a Tovomita cornuta, uma árvore de pequeno porte que ocupa áreas nas florestas de campinarana, no nordeste do Amazonas; e já considerada ameaçada de extinção.

Maria Teresa Piedade, pesquisadora do INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, explica que encontrar novas espécies durante essas pesquisas de campo é bem comum e, por isso, é tão importante o financiamento desse tipo de ação.

O pesquisador Layon Oreste, que também participou desse programa, explica que preservar os ambientes onde essas espécies vivem é a melhor maneira de garantir que elas não tenham risco de extinção. Layon destacou que esse tipo de ação é chamado de ciência de base e é muito importante para a sociedade como um todo.

Essa espécie descoberta é considerada rara e é preciso ainda mais estudos para avaliar o que pode ser feito para garantir a sua preservação.

Publicado em 21/02/2022 – 12:06 Por Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional – Brasília – Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso – RADIOAGÊNCIA NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *