Programa Calha Norte vistoria 39 obras de infraestrutura em 11 municípios de Roraima

Boa Vista (RR), 7/2/2022 – Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, comitiva do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa (MD), inspecionará 39 obras de infraestrutura e a aquisição de 21 bens (em 9 convênios), entregues a onze municípios de Roraima. A ação inclui empreendimentos de iluminação pública, eletrificação urbana e rural, construção de praças, pavimentações, drenagens, e de construção de centro comercial; além de veículos, caminhões de carga seca, tratores e implementos agrícolas. Os investimentos somam R$ 102 milhões e contribuem para o desenvolvimento nacional, maior qualidade de vida da população e para a geração de empregos e renda.

O PCN prioriza a execução de obras de infraestrutura em municípios pequenos, distantes dos centros urbanos, e, assim, contribui com o desenvolvimento da Amazônia Legal. Os recursos provém do poder legislativo estadual e municipal.

Nas vistorias de inspeção, equipes técnicas do MD conferem se as realizações estão em conformidade com os respectivos projetos. Engenheiros e supervisores do Programa observam todas as obras presencialmente. Nos últimos cinco anos, o Calha Norte celebrou 133 convênios com o estado de Roraima, em um investimento de cerca de R$ 340 milhões.

Durante a semana, serão visitados, ainda, três Pelotões Especiais de Fronteira (PEFs) – Auaris, Surucucu e Pacaraima – organizações militares que garantem a presença do Estado brasileiro em locais remotos do país. O PCN atua, também, com melhorias nesses quartéis, a partir de obras e aquisição de bens com verbas do orçamento da União.

Orientação

Nesta segunda-feira (7), o Diretor do Calha Norte, General de Divisão R1 Ubiratan Poty, ministrou palestra para prefeitos e parlamentares de Roraima, na Assembleia Legislativa do Estado, sobre a parceria entre o poder legislativo do estado, os municípios e o Programa do Ministério da Defesa. O objetivo foi orientá-los sobre a elaboração dos projetos encaminhados ao PCN, tornando mais ágil a execução das obras e a entrega de equipamentos.

“Nosso compromisso é fazer com que a população possa desfrutar das políticas públicas, seja por meio de obras, como escolas, ou pelo recebimento de equipamentos, como máquinas para arar, que podem aumentar a capacidade produtiva e, assim, fortalecer o pequeno produtor rural”, afirmou o General Poty.

Na ocasião, o Presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), Joner Chagas, reiterou a importância do Programa para o estado de Roraima. “O Calha Norte ajuda a desenvolver o estado, principalmente, pela agilidade nas entregas”, disse ele.

Desenvolvimento regional

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Programa Calha Norte está presente em 619 municípios de 10 estados brasileiros, abrangendo todos da região Norte, além do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e do Maranhão. A iniciativa beneficia cerca de 25 milhões de brasileiros e contribui para o desenvolvimento regional, por meio da entrega de obras de infraestrutura, equipamentos de engenharia, viaturas, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
MINISTÉRIO DA DEFESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *