PF desarticula organização criminosa especializada na compra e venda de ouro proveniente de garimpos ilegais

As investigações indicam que uma empresa de materiais agrícolas estaria comprando ouro extraído ilegalmente de terras indígenas

Foto: Polícia Federal DPF

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 17/2, a Operação Illegal Mining, que tem por objetivo desarticular organização criminosa especializada na compra e venda de ouro proveniente de garimpos ilegais.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima, em desfavor da empresa investigada e de dois sócios.

As investigações tiveram início em junho de 2021, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de denúncia segundo a qual uma empresa de materiais agrícolas em Boa Vista estaria comprando ouro extraído ilegalmente de terras indígenas e exportando para fora de Roraima.

O minério adquirido era embarcado em aviões de pequeno porte, que se utilizavam de pistas clandestinas para transportá-lo até Itaituba-PA, onde ganhava aspecto de legalidade ao se misturar com ouro de lavras regularizadas.

Não houve prisão em flagrante.

ILLEGAL MINING – O nome da operação remete ao termo em inglês que se traduz como mineração ilegal.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima –  DPF – POLÍCIA FEDERAL   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *